Transição

Sinal analógico chega ao fim

Representantes da Seja Digital estiveram presentes no último dia de distribuição de kits e tiraram dúvidas sobre como proceder a partir de agora

Jô Folha -

O sinal analógico será permanentemente desligado. Uma portaria publicada às 14h de ontem, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), autorizou o desligamento à meia-noite de hoje para dar lugar à transmissão digital. Em Pelotas, 20 mil kits com os materiais necessários para realizar a conversão nos televisores foram distribuídos pela Seja Digital, entidade sem fins lucrativos criada para auxiliar neste processo de migração. Outros dez municípios da região também passam pela mudança.

A partir de agora, as emissoras de televisão estão probididas de continuar realizando transmissões com o antigo sinal, sob pena de multa em caso de descumprimento. A gerente regional da Seja Digital, Márcia Cavalcante, explica que nos primeiros 30 dias um comunicado aparecerá nos aparelhos de quem ainda não adquiriu seu conversor. Depois disso, uma imagem com chuviscos substituirá o aviso. "Enquanto não prepara, fica sem programação", garantiu.

A qualidade da imagem e som mudará. Um produto melhor será oferecido aos telespectadores de 1,3 mil cidades do país até 2023, ano em que deverá ser finalizada a mudança. Na região, Rio Grande, Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Morro Redondo, Pedro Osório, São Lourenço do Sul, Turuçu e São José do Norte receberam caranavas e mutirões para incentivar a população a adquirir os kits. Em Pelotas, mais de oito mil visitas foram realizadas de porta em porta pelos bairros.

Hoje foi um dia importante para a equipe da Seja, marcado pelo fim das ações; em Pelotas e Rio Grande foram 14 mil. E os números são positivos. "É uma sensação de dever cumprido", comemorou Márcia. As atividades tiveram início em 2017, mas foram intensificadas em julho deste ano. No dia 5 de dezembro, será a vez de Santa Maria ter o sinal analógico desligado.

Movimento no último dia
Uma fila se formou na agência dos Correios da avenida Bento Gonçalves. Muita gente deixou para retirar seus materias no último dia de ação. Porém, quem estava por lá considerou o processo simples e ágil. Janice Oliveira ouviu atentamente as instruções junto com seu filho, que a ajudou a carregar o kit. "Tudo tranquilo", afirmou. O atendimento foi elogiado por Leandro Oliveira, que se impressionou com a rapidez dos funcionários. Ele foi até lá após receber uma ligação e achou o procedimento "muito prático".

O que fazer agora?
Quem perdeu o prazo das ações pode ligar para o número 147, principal canal para sanar dúvidas. Quem é - e já foi - beneficiário do Bolsa Família e outros 20 programas do Cadastro Único (CadÚnico) têm o direito de solicitar e retirar gratuitamente seu kit, mediante agendamento. A gratuidade e demais questões também podem ser verificadas nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras).

Os aparelhos também podem ser comprados no varejo local por quem não está nas listas de gratuidade fornecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Muitas lojas da cidade participaram dos feirões promovidos pela Seja Digital e vendem kits com preços acessíveis. Os valores podem variar de acordo com o desejo e a necessidade do consumidor. "Isso estimula o comério", justificou Márcia.

A gerente regional ainda reforçou a ideia promovida pela organização: a casa 100% digital. Ela incentiva a população a aderir ao sinal digital em todos os televisores de suas residências. TVs de tubo e as de plasma adquiridas até 2009 precisam dos conversores, já não vêm com os aparelhos de fábrica.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Junta Digital fecha parceria e oferece certificação online em todo o estado Anterior

Junta Digital fecha parceria e oferece certificação online em todo o estado

Sexta é dia de votação na OAB Pelotas Próximo

Sexta é dia de votação na OAB Pelotas

Deixe seu comentário